domingo, 11 de setembro de 2011

Cinderela, o complexo

     Um post no perfil de um amigo em um rede social me fez refletir e abordar esse tema o Complexo de Cinderela, termo criado pela autora norte-americana Collete Dowling Complexo de Cinderela no livro é abordado que a mulher é levada a acreditar que sempre haverá um homem mais forte para protegê-la ,a busca pelo homem ideal, protetor, com fim do seu casamento , a autora se depara com a sua realidade, o encontro com o seu verdadeiro Eu, que é assumir as responsabilidades pela sua vida, atos, escolhas e consequência. 
    Atualmente ,mesmo vivendo uma independência feminina as mulheres continuam a vivenciar este complexo,ao buscarem nem sempre necessariamente através de um casamento, pois há diversos tipos de realacionamentos,mas homens que sejam a solução para os seus problemas , a busca pelo principe encantado continua, apesar da emancipação feminina.Mesmo que essa mulher seja intelegente, independente financeiramente,não se sente plenamente realizada ,senão encontrar o seu príncipe encantado, seu salvador.
    O que é um sonho impossivel, presente ainda entre homens e mulheres contemporâneos, a grande novidade é que esse complexo vivenciando também no masculino,observado a partir de compartamentos e discursos, há também uma busca pela mulher ideal, por uma Cinderela. Penso que aquela que será mãe dos seus filhos de quem receberá afeto e o acolhimento, diminuindo o sofrimento que a vida moderna demanda .
   Amadurecer e enfrentar as demandas da vida e as suas responsabilidades não é um processo fácil, tornarmos adulto e abandonarmos  a infância, a proteção de nossos pais. Entender que o príncipe virou sapo e perceber que é possível conviver com esse homem sapo, com seus defeitos e também qualidade, dividindo , partilhando as felicidades e as dificuldades presentes na vida, na relação a dois. E o homem perceber que a sua Cinderela em determinada hora virou a Gato Borralheira e tenta conciliar as dificuldades vivenciadas por essa mulher real que hoje atua em diversos papéis, mãe,esposa,profissional.
     Os Contos de Fadas são estudados pela Psicologia tanto na infância na formação da sexualidade, principalmente feminina, como na fase adulta. São histórias que falam de sedução,da estética e da busca de um amor, não se tratando do casamento e sim do amor.
     Cinderela é um dos Contos de Fadas mais populares do mundo, há registro do conto no século IX na China,mas a visão mais difundida foi datada de 1697.A discriminação que as mulheres sofrem quando comparadas aos homens é um estória muito velha que está desafiada hoje em dia.
     A história representa a construção da sexualidade feminina. Cinderela é uma personagem que tem que  crescer e que para ser mulher é importante o encontro amoroso e o descobrimento da sexualidade masculina.
    Cinderela recebe do príncipeo que achava que lhe faltava ,e assegura-lhe de forma simbólica  que nada lhe falta sob qualquer  aspecto, e que receberá o que desejou possuir.O príncipe recebe de Cinderela  a segurança de que mais necessita, a mulher ideal, perfeita.
       Cinderela é um conto de fadas que orienta a criança a partir de suas grandes decepções - as edípicas, ansiedade de castração, opinião desvalorizada de si mesmo, devido a desvalorização imaginária dos outros sobre ela- com o objetivo de desenvolver a autonomia, torná-la trabalhadora e fazê-la conseguir uma identidade própria para um relacionamento feliz, é a luta pela maturidade. 
    Para uma melhor contemplação e entendimento deste conto de fada, devemos considerar o conselho do poeta: " Pise suave porque você está caminhando sobre os meus sonhos".





Nenhum comentário:

Postar um comentário